10 Dicas de Alimentação para Evitar o Cansaço do Fim de Ano

por Nutricionista Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470

Dicas de Alimentação Para Evitar o Cansaço

Está chegando o fim do ano e o cansaço começa a intensificar. É hora de finalizar as planilhas de resultados, elaborar planejamentos/metas para o próximo ano, terminar os trabalhos de conclusão de curso e fazer as provas do final de ano. Muita correria, o trânsito piora, o calor começa a incomodar, os gastos aumentam e a expectativa para o relaxamento da semana do Natal e Ano Novo é grande.

A alimentação inadequada nesta época pode aumentar a irritabilidade. O consumo de gorduras e açúcares em excesso aumentam a moleza e a indisposição. Então o que fazer para isso não acontecer?

10 dicas para você nunca mais esquecer:

1 – Aumente o consumo de água! O primeiro sinal de desidratação é a sede. Outros sinais são irritabilidade, cansaço e desânimo.

2 – Consuma a quantidade adequada de frutas (3 a 5 porções por dia). As frutas ajudam na hidratação e são ricas em vitaminas e sais minerais. Geladinhas ajudam a resfrescar e são bem aceitas nesta época do ano.

3 – Invista nos sucos. Só tome cuidado para não consumir sucos muito concentrados em frutas, ou seja, que tenham mais que 2 porções de frutas por copo. Sempre que possível adicione vegetais. Use a sua imaginação. Abacaxi com gengibre é maravilhoso. Couve com laranja é perfeito para dar pique ao raciocínio. Laranja com cenoura é um excelente antioxidante. Abacaxi com hortelã é diurético e refrescante.

4 – Com o calor, na vontade de tomar drinks, você que está preocupado(a) com o peso, consuma água com gás misturada com suco de fruta. É um excelente coquetel light. Por exemplo: água com gás com suco de maracujá. O maracujá irá acalmar o estresse do fim do dia e ajudará no seu relaxamento. Adicione pedras de gelo e uma fatia de laranja para decorar o copo. É perfeito para saciar a vontade de consumir uma bebida diferente no final do dia.

5 – Na hora dos petiscos, aposte em aperitivos frios para não aumentar a sensação de calor. Pique erva-doce, cenoura e pepino em filetes. Prepare um molhinho de limão com iogurte desnatado e faça disso o seu aperitivo!

6 – Tente não abusar de massas e alimentos gordurosos. Nesta época caem como uma bomba e só aumentará o calor, irritação, sono e indisposição.

7 – Na vontade de consumir sobremesas escolha os frozens de iogurte. Experimente! Misture o iogurte com gelatina incolor, suco de fruta concentrado e pedaços de frutas! Prático, refrescante, leve, geladinho e cremoso. Quem disse que não podemos sentir o prazer de desfrutar de uma bela sobremesa quando estamos de “dieta”?

8 – Está com sede? Faça gelinho de fruta sabor limão ou maracujá! Pouco calórico e ajuda na hidratação. Só tome cuidado com a quantidade de açúcar!

9 – A temperatura quente colabora muito com o controle alimentar e diminuição da fome. Chegue em casa e jante uma salada variada de folhas, verduras e legumes, uma espiga de milho cozida e uma carne grelhada! Uma delícia, prazeirosa e nutrititiva.

10 – Em relação as carnes, tente consumí-las frias. Exemplo: salada de músculo desfiado com tomate e cebola ou frango desfiado com melão e um pouco de iogurte ou peixe assado com farofa de frutas secas e maionese de batata (com maionese light em pequena quantidade).

Essas dicas são refrescantes, saudáveis e práticas! Tenho certeza que seu final de ano será muito mais leve e saudável desta maneira!

Invista em você!

Fonte:  ANutricionista.Com - Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470 - Nutricionista em São Paulo.

Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Um Comentário para “10 Dicas de Alimentação para Evitar o Cansaço do Fim de Ano”

  1. Anônimo comentou:

    Estou feliz com o resultado! Obrigado!

Deixe um comentário